quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Tecnologias não convencionais na industria de alimentos;vantagens e desvantagens.


Foto retirada do site da EMBRAPA
Equipamento de alta pressão hidrostática em
escala piloto, fechado 




Novas tecnologias têm sido pesquisadas, principalmente as que não utilizam ou utilizam de forma bastante reduzida o calor. Essas tecnologias empregam outros princípios para conservação dos alimentos, diferentes dos processos convencionais e são conhecidas também como tecnologias não térmicas, incluindo-se aquelas que utilizam o calor, porém de forma reduzida ou otimizada, ou ainda combinando-o com outros processos tecnológicos. Incluem-se nas tecnologias não convencionais, por exemplo, a tecnologia de alta pressão, que consiste em submeter o alimento a pressões bastante elevadas; ou passar o produto através de campos elétricos; ou ainda aplicar certos tipos de radiações ao alimento, como radiação ionizante (também denominada irradiação), radiação de luz ultravioleta, aquecimento ôhmico, processos de separação utilizando membranas e os processos combinados.

A tecnologia de alta pressão é uma das tecnologias de processamento de alimentos consideradas não convencionais. Visa principalmente substituir os processos térmicos de conservação, destacando-se como uma das mais promissoras e em estágio mais avançado em termos de aplicação industrial.Consiste na aplicação de níveis bastante elevados de pressão, na faixa de 1000 a 7000 atmosferas (100 a 700 MPa), ao produto geralmente já embalado. A aplicação de pressão possibilita a inativação de micro-organismos e enzimas, mas preserva as vitaminas e os compostos responsáveis pelas características sensoriais, mantendo o sabor, cor e aroma muito próximos do produto não processado.

Vantagens: deixa o produto tratado com características nutritivas, funcionais e sensoriais mais próximas ás do produto original.
O tratamento a altas pressões causa a inativação de microrganismos e enzimas, enquanto deixam intactas moléculas pequenas, como a maioria das vitaminas e os compostos voláteis, que conferem sabor aos alimentos. 

Desvantagens:possui custo muito elevado ocasionando um alto valor agregado ao produto.

Um comentário:

  1. Blog sem descrição, mas apresentou os colaboradores.
    Postagens realizadas 5/5.
    APS corrigida.
    Parabéns!

    ResponderExcluir