terça-feira, 3 de novembro de 2015

Procedimentos Operacional Padronizados( POP ) para indústrias de alimentos e Serviços de alimentação



 Procedimentos Operacionais Padronizados (POP) para Indústrias de Alimentos e Serviços de Alimentação


Além do manual de boas práticas  , desde 2002 pela RDC 275/02 da ANVISA, é necessário que as Indústrias de Alimentos e os Serviços de Alimentação possuam e implementem os Procedimentos Operacionais Padronizados (POP) (FERREIRA, D). 

É necessário um POP para cada atividade executada no estabelecimento, e os mesmos devem conter as instruções sequenciais das operações (passo a passo), a frequência de execução, com nome, cargo e a função dos responsáveis pela atividade especificados, álem de o responsável pelo estabelecimento ter que aprovar, datar e assinar. Os POPs também devem estar acessíveis a todos os funcionários e à autoridade sanitária, quando requerido (VIEIRA, N). 

Os itens que devem apresentar POP específico, no caso dos serviços de alimentação são:
  1. ·         higienização de instalações, equipamentos e móveis;
  2. ·         controle integrado de vetores e pragas urbanas;
  3. ·         higienização do reservatório;
  4. ·         higiene e saúde dos manipuladores.
(PIRES, F). 

No caso de indústrias de Alimentos de acordo com a RDC 275/02, devem ser desenvolvidos, implementados  e mantidos os seguintes POPs :

  1. ·          Higienização das instalações, equipamentos, móveis e utensílios.
  2. ·          Controle da potabilidade da água.
  3. ·          Higiene e saúde dos manipuladores.
  4. ·          Manejo dos resíduos.
  5. ·          Manutenção preventiva e calibração de equipamentos.
  6. ·          Controle integrado de vetores e pragas urbanas.
  7. ·          Seleção das matérias-primas, ingredientes e embalagens.
  8. ·          Programa de recolhimento de alimentos.
(ADRIANO,K)

Para cada item existem informações específicas que devem constar em seu respectivo POP para que a realização do procedimento seja de forma correta e eficaz (DOMINGOS, B).

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