segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Água nas Indústrias de Alimentos e Farmacêutica _ Padrões e Diferenças


Indústria de Alimentos

Na indústria de alimentos a água é utilizada em todas as operações, sendo usada como veículo para aquecimento, resfriamento, limpeza e sanitização de equipamentos e áreas de processo, como ingrediente ou veículo para incorporar outros ingredientes às formulações (FERREIRA, D).

Os padrões de qualidade da água de abastecimento industrial irão variar de acordo com a sua procedência, podendo a água ser de origem superficial, subterrânea ou de abastecimento público, sendo que as águas subterrâneas apresentam melhor padrão de qualidade quando comparado às águas superficiais. Entre os padrões de qualidade da água podemos citar as características microbiológicas e físico-químicas (PIRES, F).

Indústria Farmacêutica

O processo de purificação da água para uso farmacêutico é baseado na eliminação de impurezas físico-químicas, biológicas e microbianas até se obterem níveis preestabelecidos em compêndios oficiais aprovados pelas autoridades sanitárias (DOMINGOS, B).
O controle de qualidade microbiológico é prioridade, uma vez que alguns tipos de microrganismos podem se proliferar nos componentes dos sistemas de tratamento e de distribuição da água para uso farmacêutico. Portanto, é importante minimizar a contaminação microbiológica por meio de tecnologias e ações apropriadas (VIEIRA, N).

Sendo assim, o controle de qualidade da água garante melhor rendimento na produção, durabilidade de produtos nas prateleiras, qualidade de vida e saúde aos consumidores (ADRIANO, K). 





Um comentário: